Ferramentas da Qualidade
- OBJETIVOS:
- Apresentar o processo de análise para identificação, e as técnicas de resolução de problemas, das causas de deficiências em produtos e serviços;
- Permitir o desenvolvimento de procedimentos nas empresas visando a condução de ações corretivas e preventivas e a detectação das fontes de problemas ou das oportunidades de melhoria.
- PÚBLICO:
- Diretores, Gerentes, Supervisores e Coordenadores atuantes em diversas áreas interessados em conhecer ferramentas que ajudam a promover o processo de melhoria contínua dentro das organizações que possuem Sistema de Gestão da Qualidade.
- Conceitos Básicos da Qualidade;
- Ciclo PDCA;
- As Ferramentas da Qualidade;
- Brainstorming;
- Definição de Processos;
- Histograma;
- Gráfico de Pareto;
- Diagrama de Causa e Efeito;
- 5W e 1H;
- Planilha de Dispersão;
- Gráfico e Cartas de Controle;
- Metodologia 8D para Solução de Problemas;
- Indicadores como Indutores da Melhoria Contínua;
- Cases e Exercícios Práticos.
- REQUISITOS MÍNIMOS:
- Conhecimentos da ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015.
- CARGA HORÁRIA: 08 horas